• Vinho Magazine

Consumo - Veja os melhores e piores lugares para se comprar vinho: você vai se surpreender!

POR IRINEU GUARNIER FILHO

O vinho é uma bebida sensível, que pode facilmente se deteriorar se for exposto à luz, vibrações, mudanças de temperatura ou a odores fortes. O vinho também viaja mal, quando acondicionado em conteineres expostos ao sol ou no “baú” de um caminhão sem refrigeração, onde a temperatura pode atingir 60 graus celsius ou mais. Pode chegar ao destino “cozido”.



Por isso, todo cuidado é pouco quando adquirimos uma garrafa de maior valor. É preciso ficar de olho em sinais de maus tratos - que certamente resultarão em perda de qualidade da bebida. Rótulos velhos e amarelecidos, garrafas lascadas, cápsulas rompidas, por exemplo, são indícios de que o vinho pode estar estragado. Outros sinais: líquido abaixo do gargalo (o vinho pode ter evaporado) e vazamentos pela rolha (o ar oxida o vinho).

O melhor lugar para comprar vinho é a vinícola onde ele foi feito. Ninguém armazena melhor o vinho do que quem o elaborou. E este vinho ainda não viajou. Além disso, você pode degustar uma amostra do que vai levar para casa, e transportá-lo com todo cuidado até a sua adega particular, em sua residência.

Em contrapartida, o pior lugar para comprar vinho geralmente é o supermercado. Poucos estabelecimentos têm uma seção especializada, atendida por um sommelier. Em geral, o que se vê são garrafas de produção massiva armazenadas em pé, expostas à luz, vibrações e manipulações, como se fossem refrigerantes.

Muitos consumidores ainda se sentem inibidos para entrar em uma loja de vinhos, porque imaginam que só encontrarão rótulos caríssimos, ou porque se sentem intimidados pela presença de um sommelier. A loja é um dos melhores lugares para comprar vinhos. Geralmente os vinhos estão bem cuidados, deitados, na penumbra e com a temperatura correta. O sommelier da loja é seu aliado. Ele pode ajudá-lo a encontrar um bom rótulo por um preço camarada.

Atualmente, a internet é uma boa opção para adquirir o vinho que não se encontra por perto. Uma grande loja virtual com estoque de tudo que existe de bom (e de ruim também) no mundo do vinho. Mas há um problema: nunca se sabe como o vinho foi estocado, nem em que condições ele viajou até sua casa.