• Vinho Magazine

Destilados premiados

Veja as bebidas destiladas que os jurados do 19º Concurso Vinhos e Destilados do Brasil julgaram merecedoras de medalhas de Grande Ouro, Ouro e Prata!


Os destilados representaram neste ano a maioria das amostras inscritas, totalizando 300 exemplares de cachaça, gin, vodca, licores e bebidas mistas contra 120 vinhos, tintos, brancos e espumantes. A disputa foi muitoacirrada. Em degustação inteiramente às cegas, um corpo de jurados composto por jornalistas, enólogos, sommeliers, professores de sommelierie, blogueiros e influenciadores digitais ligados profissionalmente às bebidas adultas avaliaram, em vários dias de provas intensas, as 420 amostras.

As medalhas outorgadas pelo CVDB (Concurso Vinhos e Destilados do Brasil) são de Prata, Ouro e Grande Ouro. Neste ano, revelando a meteórica evolução da produção nacional, asnotas de corte bateram recordes. Para almejar a uma medalha de Prata, por exemplo, uma bebida deveria ter, na mediana da nota dos jurados uma nota superior a 88 pontos, imagine só!

Vale lembrar que apenas cerca de 33% (um terço) das amostras inscritas pode receber medalhas, pelo regulamento do certame. Isso significa que cerca de 70% das amostras inscritas não receberam qualquer premiação. Esse funil é importante para manter a credibilidade e respeitabilidade do concurso. Leia mais sobre o concurso (vinhos) à pág. 26 desta edição