• Vinho Magazine

Foz do Iguaçu

Passeios incríveis, boa gastronomia e compras de bebidas esperam por você


Por: Paulo Greca

Voo de helicóptero sobre as cataratas é uma das atrações

Foz do Iguaçu é o maior centro turístico e econômico do oeste do Paraná e um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros. O local demarca a Tríplice Fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina. O pólo receptivo é muito bem estruturado e oferece boas condições para o visitante que se aventura em conhecer suas incontáveis belezas naturais.


Boa estrutura

A cidade de 250 mil habitantes conta com aeroporto internacional capacitado para receber aviões de grande porte, um sofisticado centro de convenções e um dos maiores parques hoteleiros do país, com diversas opções de turismo ecológico, gastronomia, compras, cultura, lazer e aventura.

Além das cataratas, entre as mais impressionantes do planeta, também há outros atrativos, de diversas vertentes. Na arquitetura religiosa, há a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana.

No aspecto arquitetônico, destacam-se as pontes internacionais da Amizade, na divisa com o Paraguai, e a Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina.

As compras, inclusive de vinhos finos, também são atraentes. Foz do Iguaçu possui um bom sistema de transportes, serviços de apoio e locais de eventos. Enfim, um verdadeiro leque de variedades para agradar a você, seja lá qual for sua tribo.

Parque nacional do Iguaçu Tombado em 1986 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, abrange uma área protegida de 185 mil hectares de Mata Atlântica de interior e é uma das maiores reservas florestais do Sul do Brasil.

A floresta do parque que rodeia as Cataratas do Iguaçu reserva aos seus visitantes a oportunidade de um contato mais íntimo com inúmeras formas de vidas animal e vegetal.


A queda d’água forma belos arco-íris

Cataratas do Iguaçu

Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a cerca de 20 km do centro da cidade. Com nascente na Serra do Mar, o rio Iguaçu percorre 1.320 km até a foz, num conjunto de quedas d’água com 275 saltos em altura média de 60 metros, pouco antes de desaguar no rio Paraná.

Os grandes saltos são 19, com três do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant). A maior parte está do lado argentino, voltados para o Brasil. As quedas produzem uma névoa que forma imensos arco-íris e proporciona ao visitante um espetáculo de som e cores que podem ser observados pelos vários mirantes espalhados pela região.


Macuco safári

A aventura tem início pelo percurso de trilhas do Parque Nacional. Os primeiros três quilômetros são percorridos em silenciosos trenzinhos elétricos que não poluem o meio ambiente e em seguida o visitante encara mais 600 metros de caminhada selva adentro até o salto do Macuco; uma queda d’água cristalina com 20 metros de altura que brota no meio da vegetação para formar uma piscina natural sobre as rochas.


Adrenalina pura na aproximação por baixo da queda d’água e, botes a motor

Durante o percurso pela selva, guias bilíngues, apresentam exemplares da fauna e flora local. Ao chegar no rio Iguaçu, os turistas embarcam em botes bimotores equipados com coletes salva vidas e atravessam um desfiladeiro para subir as corredeiras rumo às Cataratas.


Rafting

Para os mais disposto a uma aventura, o rafting pelo rio é inesquecível

Sempre cercada de muita segurança, esta é a atividade que permite um contato intenso com o rio e suas corredeiras. Adrenalina na medida certa para quem deseja um pouco mais de aventura no Parque Nacional do Iguaçu. A descida é realizada em botes infláveis impulsionados por remos, sob a responsabilidade de instrutores experientes e capacitados para as características caudalosas do rio Iguaçu, que apresenta corredeiras de classe II e III (numa escala da I a VI). A aventura que tem início ao largo da ilha San Martin, passa por corredeiras velozes, termina no cais de embarque do Macuco Safári e totaliza um trecho de aproximadamente 4,5 km de navegação e 30 minutos de duração.


Parque aquático

O complexo Acquamania faz a alegria da garotada e dispõe de ampla estrutura de lazer com piscinas para vôlei aquático, tobogãs com alturas que variam entre seis a vinte e dois metros. Menos emocionante, porém belíssimo, o Lazy River é um passeio contemplativo percorrido por um rio de correnteza lenta, com boias, solário e áreas de sombra para refeições. Oferece ainda área infantil com piscinas rasas, lanchonete, sorveteria, loja de conveniência, armário para guardar roupas e estacionamento.


Parque das aves


No Parque da Aves, espécimes nacionais –da região– e também do exterior

Focado na conservação ambiental, esse santuário ecológico abriga imensos viveiros com centenas de aves e maisde 150 variedades. A predominância é da fauna brasileira, porém há espécies da Austrália, África e Ásia ali representadas. Desenvolve-se também ali um trabalho reconhecido de educação, pesquisa e conservação ambiental. Outras atrações são um borboletário com aproximadamente 25 espécies e um setor de répteis, onde se pode admirar principalmente, cobras, lagartos e jacarés.


Hidrelétrica de Itaipu

Usina de Itaipu é passeio imperdível

Não deixe de conhecer a maior hidrelétrica do mundo em sua categoria, responsável pelo fornecimento de 25% de toda a energia consumida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A visita começa com a projeção de um vídeo de 30 minutos sobre a usina e em seguida o passeio de ônibus pela barragem que deixa os turistas boquiabertos devido a sua imponência. Vale lembrar que a potência instalada de 14 mil MWh (2,7 milhões de gigawatts-hora) faz dela a maior hidrelétrica do mundo, responsável pelo abastecimento de 15% de toda energia elétrica consumida no Brasil e 90% de toda a energia elétrica consumida no Paraguai. Uma atração por sua própria grandiosidade. (Fonte: https://canalenergia. com.br/noticias/53139912/itaipu-produz- 40-milhoes-de-mwh-em-2020).


Bosque Guarani

Inaugurado em 10 de junho de 1996, é o 3º maior zoológico do Paraná. Com uma área de 40 mil m², possui um total de vinte recintos que podem ser percorridos através de trilhas, onde estão expostos onças, macacos, papagaios, emas, tucanos, araras, gralhas, garças, sabiás, cisnes, entre outros, totalizando um acervo de quase 700 animais de 49 espécies diferentes.


Marco das três fronteiras

O lugar marca as divisas entre o Brasil, Argentina e Paraguai. Lá há um complexo ao ar livre com praças, restaurantes, museus, mirantes e um obelisco que estabelece os limites dos territórios entre as fronteiras, além de apresentações de danças típicas que contam a história dos três países.


Vôos panorâmicos

A bordo de um helicóptero é feito um belíssimo sobrevoo contemplativo para que o visitante aprecie a Garganta do Diabo com suas magníficas quedas, a espessa mata do Parque Nacional, além da magnitude da Itaipu Binacional, o centro da cidade e o Marco das Três Fronteiras O serviço de voos panorâmicos é oferecido pela Helisul Táxi Aéreo, empresa com mais de 30 anos de experiência no local e milhares de passageiros transportados.


Compras no Paraguai

A 5 km do centro de Foz do Iguaçu, do outro lado do Rio Paraná, está Ciudad del Este, no Paraguai. Este é o lugar onde se encontra um dos maiores centros comerciais latino-americanos.

São incontáveis lojas de eletro-eletrônicos, brinquedos, roupas e bebidas, importados dos principais polos produtores da Ásia, Europa e América do Norte. Por segurança, é recomendável que você contrate um serviço de transporte em seu hotel e vá acompanhado por um guia.


Puerto Iguazu

Para quem gosta de animação, boa opção é visitar a cidade argentina, famosa pela vida noturna agitada nos cassinos e restaurantes de boa gastronomia.


Museu de cera

O Dreamland é o maior museu de cera do Brasil, com 70 estátuas espalhadas em 16 cenários distintos.


Dreams Icebar

Localizado no mesmo local em que está o museu de cera, é um bar temático de gelo que serve bebidas abaixo de zero.


Vale dos dinossauros

Fica no Foz do Iguaçu Park Show. Apresenta 20 réplicas de animais pré-históricos que se movimentam e emitem sons em meio a um bosque temático. Um dos preferidos da garotada.


Porto Kattamaran

Esse é um dos passeios eleitos pela turma da melhor idade. Navegação serena pelo lago Itaipu à bordo de um catamarã confortável, de convés aberto, ideal para a contemplação de belas paisagens diurnas. Nos sábados à noite, saída com vista para a iluminação da barragem.

Em sua próxima programação de viagem inclua Foz como opção.


Onde ficar

O Hotel Bourbon, boa opção em Foz

Bourbon Catarata s Resort

O hotel fica a 12 km das Cataratas do Iguaçu em área total de 245 mil m². Dispõe de 311 apartamentos.

A culinária é muito caprichada, bastante variada e o visitante pode escolher uma das seis opções de restaurantes e bares espalhados pelo resort. Para casais com crianças, há a Copa do Bebê, disponível 24h/dia no Naipi Coffee Shop, que oferece produtos para crianças.

Para quem gosta de esportes e lazer, é o lugar perfeito, com infraestrutura adequada para todas as idades, com grand pool, bar molhado, hidromassagem, piscina aquecida coberta, fitness center etc.

O Mandí Nature Spa é a opção para quem prefere desfrutar de terapias e massagens na Bolha de Ozônio ou escolher outros tipos de relaxamento.

Para a garotada, a diversão é garantida com a programação da equipe de recreação para todas as idades.

Av. das Cataratas, 2345 – T 45 3521 3900

www.bourbon.com.br/hotel/bourboncataratas-do-iguacu/




Serviços:

Acquamania: 45 3529 8272

Bosque Guarani: 45 3901 3382

Bourbon Cataratas Resort: 45 3521 3900

Dreams Icebar: 45 3527 8100

Helisul Voos Panorâmicos: 45 3529 7474

Inf. Turísticas: 45 3523 8581 ou 0800 451516

Itaipu Binacional: 45 3576 7000

Marco das Três Fronteiras: 45 3132 4200

Museu de Cera: 45 3527 8100

Parque Nacional Do Iguaçu: 45 3521 4400

Porto Kattamaran: 45 3524 5032

Vale dos Dinossauros: 0800 200 2019

Posts recentes

Ver tudo