• Vinho Magazine

Jantar em casa - com Chef e Sommelier

Que tal ter não só um chef em casa, mas também um sommelier?

Por Maria Edicy Moreira


Você gosta de receber os amigos ou comemorar datas festivas? Seu sonho é ter um chef de cozinha e um sommelier para viabilizar tudo isso e para chamar de seus, nem que seja por um dia?

Pois saiba que com um simples telefonema ou visita à Internet já é possível realizar tais desejos.

O crescimento da demanda pelos almoços e jantares harmonizados em casa é fruto de um novo estilo de vida e consequência de mudanças na sociedade. O casal de sommeliers Tatiane Gomes e Flávio Azevedo, fundadores da Casa de Sommelier, em Vitória/ES, diz que está se tornando uma tendência mundial o interesse das pessoas por imóveis com varanda ou espaço gourmet para desfrutar do convívio com amigos ao redor de uma mesa.

O personal chef e sommelier, Everaldo Molina Gil, de Campinas/SP, diz que os almoços e jantares harmonizados em casa estão muito em voga devido a diversos fatores: as pessoas querem estar em segurança do próprio lar; ter mais privacidade, conforto e comodidade; escolher um cardápio personalizado; economizar com idas a restaurante e, acima de tudo querem terem a exclusividade de um chef e de um sommelier para atender aos seus amigos e familiares.

CASA DE SOMMELIER

A Casa de Sommelier, apesar do nome, é um serviço construído para proporcionar experiências enogastronômicas na casa de clientes.

“Podemos estar em toda casa onde existam pessoas apaixonadas pelo vinho e que buscam ampliar seus conhecimentos para aproveitar ainda mais os prazeres e os benefícios dessa fascinante bebida”, afirma Tatiane, que realiza jantares e almoços harmonizados em festas de aniversários e bodas, além de encontros de amigos e de confrarias de enófilos e, eventualmente, eventos corporativos.

O preparo das receitas para uma refeição harmonizada exige mais atenção na definição dos ingredientes e formas de cocção. Por isso, Tatiane conta que ela e Flavio desenvolvem as receitas para os eventos que organizam pensando cuidadosamente na combinação com os vinhos, testam tudo previamente de forma a extrair o máximo da união entre prato e vinho.

“Harmonização não é como uma receita de bolo, é uma técnica que exige profundo conhecimento sobre: Propriedade dos ingredientes; formas de cocção, propriedades do vinho e como todos esses itens se complementam proporcionando uma experiência prazerosa aos convidados”.


LE CHEF CHEZ TOI

O chef e sommelier Otávio Fagundes, fundador da Le Chef Chez Toi, sempre gostou de elaborar receitas especiais para a família e amigos e, esse hobby acabou virando negócio. Depois de especializações, cursos e viagens internacionais, passagens pela cozinha de grandes chefs, Otávio teve a ideia de criar a Le Chef Chez Toi, em São Paulo. “Nós oferecemos uma experiência enogastronômica única, diferenciada e surpreendente, fazendo com que as pessoas se sintam verdadeiramente especiais”.

Para contratar um almoço ou jantar harmonizado na Le chef Chez Toi é preciso informar a data do evento, número de convidados, o propósito do evento e preferências e restrições alimentares. Com essas informações ele sugere um menu que poderá ser ajustado a quatro mãos. “Depois do cardápio aprovado, faço a harmonização e apresento ao cliente, com as sugestões de vinhos”, afirma Otávio.

CHEF MOLINA

O personal chef e sommelier Everaldo Molina Gil, atende tanto aos clientes residenciais quanto corporativos. Em relação ao contrato com o cliente, principalmente para os eventos em residências, ele diz que o primeiro requisito é que a pessoa que contrata seus serviços é gostar de receber convidados.

“A pessoa tem que ser receptiva, hospitaleira e gostar de festa. Eu vejo isso como essencial, pois o lugar mão importa, mas a sociabilidade tem que estar viva e presente na alma do anfitrião. O lugar pode ser moldado, adaptado, posso levar minhas loucas e enxovais de mesa, mas o anfitrião tem que ser receptivo”. A quantidade de pessoas por evento varia de um casal até 30 ou 40 pessoas.

O chef/sommelier não abre mão também de comprar os ingredientes para as receitas que irá preparar. “Gosto de escolher cada elemento, sei onde encontrar as melhores marcas, com uma boa relação custo/benefício, tenho meus parceiros e sei onde encontrar mercadorias sempre com frescor, principalmente as hortaliças. A qualidade dos ingredientes faz diferença no resultado final dos pratos”


O serviço do vinho segue sequência cuidadosamente pré-estabelecida. “Começo com um bom espumante e/ ou Champagne para acompanhar os canapés e limpar as papilas gustativas. Em seguida vem um branco para acompanhar as saladas, um rosé para os cremes e para acompanhar o prato principal um bom tinto. A finalização do almoço/jantar pode ser feita de várias formas: com um espumante Asti/Moscatel, um bom Porto, Marsala ou Jerez”.

Molina diz que às vezes é preciso superar desafios na hora de harmonizar os menus dos almoços e jantares em casa porque é preciso “harmonizar” também os diferentes gostos dos comensais em relação ao vinho.

“A evolução da cultura do vinho aumentou o consumo da bebida nas mais diversas classes sociais e isso dificulta a harmonização do menu, pois o paladar das pessoas é único, pessoal e intransferível e nesses eventos em casa há pessoas com diferentes perfis de paladar para o vinho. Por isso, antes de iniciar o serviço das refeições e dos vinhos sempre peço a palavra e oriento os convivas sobre o que será servido, a sequência dos pratos, quais os vinhos foram escolhidos e por que forma escolhidos”.

LUIZA HOFFMANN

A chef Luiza Hoffmann, que atualmente faz a curadoria do evento gastronômico Panela na Rua, dá consultoria em cardápios para diversos restaurantes, criou o serviço Chef em Casa que realiza almoços e jantares harmonizados em residências e também eventos corporativos com harmonização. Nos eventos corporativos, às vezes faz integração levando os convidados para ajudar no preparo das receitas.

A chef leva todos os ingredientese alguns insumos pré-preparados. Os vinhos geralmente são comprados pelo cliente, mas se necessário ela compra também os vinhos, selecionados pela sommelière Gabriela Bigarelli de acordo com o menu definido junto ao cliente. A sommelière cuida também do serviço do vinho durante o evento e explica aos convidados sobre as características de cada rótulo. A louça é alugada por Luiza e entregue na casa do cliente.

Onde encontrar:

Le Chef Chez Toi www.lechefcheztoi.com.br

Casa de Sommelier www.casadesommelier.com.br

Chef & Sommelier Everaldo Molina 16 9 9783 7979

Chef Luiza Hoffmann http://luizah.com